quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minha sala de aula.!!!!7ªB

7ª B



Você não deve conhecer todos os alunos da minha sala, mas eu sei que ela é muito maneira....

Personagens:

Daniel, Paloma, Bianca, Rafael H., Renato, Taís, Jonatam A. e mais, muito mais
São apenas 42 alunos, pois é!!!!

Níveis:

de bagunça: Taís, Jonatham A., Renato, Alisson, Lucas e outros

de inteligentes: Luciana, Karla, Natália, Daniel e outros


de quetinhos: Jéssica, Talita, Matheus

e assim vai.........

Isso é um pouco da nossa sala..Espero que vcs gostem.....

Tchau, até mês que vem!!!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dia da Imprensa.!!!!



Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.
O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Significado dos nomes!!!!!

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M
N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Veja os significados dos nomes!!!!Qual é a primeira letra do seu nome???A, B, C .......Clique e veja o significado do seu nome!!!

Dia do Veterinário....Dia do administrador!!!!




Medicina veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc), assim como sua distribuição, venda e preparo.



Entende-se como características do gestor, suas funções, habilidades e competências.
Segundo Araujo(2004), "as funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar."
Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" (ARAÚJO, 169, 2004), ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório." (MAXIMIANO, 105, 2002).
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que […] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. (ARAÚJO, 169, 2004).
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas." (MAXIMIANO, 111, 2002).
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." (ARAÚJO, 170, 2004).
Maximiano ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual" (MAXIMIANO, 119, 2002).
E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170, 2004).
Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.






terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia da Alfabetização!!!!



A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Índice[esconder]



1 Letramento
2 Leitura
3 Aprendizado da leitura na escola
4 Métodos de alfabetização
4.1 Método fônico (ou sintético)
4.2 Método global (ou analítico)
4.3 Método Paulo Freire
5 Técnicas de leitura
5.1 Leitura dinâmica
5.2 Leitura sintópica
5.3 Análise em níveis
5.4 Leitura e interpretação
6 Analfabetismo
6.1 Analfabetismo funcional
6.2 Analfabetismo digital
7 Notas e referências
8 Ver também
9 Ligações externas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pra melhorar só dançando mesmo!!!!

A gente zoa mais homenagea!!!!!!!!Parabéns!!!!!!!!


Charges: semana 31 de agoto á 6 de setembro

dia 31

dia 01



dia 2



dia 3


dia 4


dia 5


dia 6


Gostaram????Semana que vem tem mais!!!!

www.charges.com.br

Dia da Independência do Brasil...!7!!!7!!!









Quem esqueceria esta data, não é verdade???

Vela a grande história do Brasil:





Introdução





A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.









Dia do Fico





Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."





O processo de independência






Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.





Pós Independência






Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.


domingo, 6 de setembro de 2009











Cabeleireiro ou barbeiro é o profissional que corta, pinta ou faz alterações no cabelo das pessoas. Dentre as ferramentas que usa estão incluídas: tesouras, navalhas, pentes, capas, máquinas de corte e acabamento. O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas a esta actividade.







Alfaiate (em francês: Tailleur) é o profissional especializado que exerce o ofício da Alfaiataria, uma arte que consiste na criação de roupas masculinas (terno, costume, calça, colete, etc.) de forma artesanal e sob medida, ou seja, exclusivamente de acordo com as medidas e preferências de cada pessoa, sem o uso padronizado de numeração preexistente.
Outras funções atribuídas ao Alfaiate:
Estilista: Feitio de roupas femininas de talhe masculino (costumes, paletós, terninhos, tailleurs, etc.).
Figurinista: Criar, organizar os figurinos, conservá-los em bom estado e auxiliar os artistas a vesti-los em espetáculos teatrais, novelas, shows, filmagens ou apresentações de TV.





Você gosta de charges????Sim???Então toda segunda você irá ver nesse blog os charges da semana anterior!!!!!Aguardem!!!!!!!!!!

sábado, 5 de setembro de 2009

Dia do adolescente, Dia do oficial de farmácia, Dia da Amazônia...!!!!









Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, que recebem interpretações, significados e tratamentos diferentes, dependendo da época e da cultura na qual o indivíduo está inserido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes. Os jovens católicos de ambos os sexos recebem o sacramento da Crisma por volta da mesma idade. No Japão a passagem para a idade adulta é celebrada pelo Seijin Shiki (ou “cerimônia adulta” em tradução literal).
A legislação de cada país prevê sua idade formal de maioridade, quando adolescentes passam a ser tratados como adultos.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Atualmente, o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e também etnia.







O auxiliar de farmácia não é habilitado para assumir a responsabilidade técnica por drogaria. O entendimento unânime é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para quem tal profissional, habilitado em curso com carga horária inferior ao mínimo exigido para o ensino de 2º grau, funciona como uma espécie de atendente farmacêutico.




A Amazônia (português brasileiro) ou Amazónia (português europeu) é uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical - a Floresta Amazônica (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica) - a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo.
No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.
É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país.
Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Paul Verlaine(1844-1896)


Poeta francês, nascido em 1844, de vida considerada atribulada e escandalosa, cuja poesia reflete a contradição entre uma conduta deplorável e um ideal quase primitivo de pureza e misticismo. Verlaine nasceu em Metz e fez seus estudos secundários em Paris, entrando depois, como funcionário, para a Prefeitura. Já nessa época, frequentava a boêmia dos cafés parisienses, sendo um funcionário relapso e pouco assíduo. É então que descobre a poesia.


Poèmes Saturniens ("Poemas Saturninos, 1866) é sua primeira coletânea publicada. Verlaine professa de início a impassibilidade parnasiana, mas já seu instinto poético o conduz a dar maior agilidade ao alexandrino, a utilizar os ritmos ímpares a sugerir vagos estados por estrofes vaporosas. Poucas obras na história da poesia francesa são mais sinceras e comoventes.


Inquieto e instável, o poeta conquista por algum tempo o equilíbrio e paz, quando se casa em 1870 com Mathilde Meauté. Porém sucedem-se logo os mal entendidos conjugais e Verlaine retoma seus antigos hábitos boêmios. Liga-se então ao jovem poeta Rimbaud e em sua companhia perambula pela Inglaterra e a Bélgica. Em julho de 1873, em Bruxelas, sob a influência da bebida, atira duas vezes no amigo, e é preso. Durante os dois anos de prisão em Mons vem a saber que a esposa pedira divórcio. Profundamente abalado, Verlaine se converte a fé católica. Testemunhas dessa fase de crise e conversão, são seus dois livros Romances sem palavras de 1874 e Sabedoria de 1881. Também é flagrante a influência do gênio de Rimbaud nos temas e nos ritmos. Foi admirado pelos simbolistas que o endeusaram, embora o próprio poeta se quisesse manter independente de qualquer corrente literária.

No final de sua vida, o poeta se esgota e o homem se degrada. Apesar da celebridade e do respeito da novas gerações que o consagram como o "Príncipe dos Poetas", ele vive miseravelmente perambulando de hospital em hospital e de café em café até sua morte em 1896.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Parabéns............Adolescente

Homenagem Especial...Maurício Ricardo..!!!!

Maurício Ricardo Quirino (Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1963) é um chargista, cartunista brasileiro e músico.
Foi criado em Uberlândia, em Minas Gerais. Foi baixista e jornalista. É o roteirista e desenhista do site Charges.com.br, que iniciou por diversão. Quando o site começou a dar lucro, abandonou um emprego em um diário de Uberlândia. Hoje, além de desenhar (com uma prancheta digital) e animar, ele dubla (geralmente fazendo todas as vozes) e toca a música de fundo das charges apresentadas no site.





Você já deve ter ouvido falar dele não é?
Ou ter assistido aos charges dele!!!
Relembre:
BBB 9:













11º



Esses só foram alguns!!!

Quer ver mais entre no site do charges:www.charges.com.br

Por hoje é só!!!!

Dia do biólogo...!!!!


O Biólogo é o profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer.


Biólogos podem, dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação do Biólogo. Mesmo assim, muitas vezes os Biólogos têm dificuldades de ingressar no mercado trabalhando nessas áreas, pois muitas delas não são exclusivas da profissão. Isso se deve ao fato de que a profissão de Biólogo, bem como a de Biomédico, sua profissão irmã, foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há relativamente pouco tempo, e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos, farmacêuticos.
Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. Convém aqui lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma universitário, também são Biólogos que exercem a profissão de educador.


O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na Medicina, no controle de pragas, Biotecnologia e na preservação ambiental.
Mesmo assim, é neste último campo que os Biólogos mais vêm se destacando atualmente, muito em função da divulgação da mídia, é verdade, que acaba mostrando este lado da profissão mais do que os outros. Isso não é de todo mau, pois a mídia consegue, deste modo, mostrar ao grande público a importância da preservação do nosso ambiente. E essa consciência nacional vem crescendo bastante, recentemente, e lá estão os Biólogos para mostrar como se deve fazer, e por que se deve fazê-lo, para preservar o ambiente.
Cor da profissão é azul e a pedra da profissão é a água marinha.



quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mário Quintana......é esse mesmo!!!!

Mario Miranda Quintana nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul em 20 de julho 1906. É o poeta das coisas simples. Despreocupado em relação à crítica, faz poesia porque "sente necessidade", segundo suas próprias palavras. Faleceu em 1 de maio de 1994





Em sua poesia há um constante travo de pessimismo e muito de ternura por um mundo que, parece, lhe é adverso.





Trabalhou em vários jornais gaúchos. traduziu Proust, Conrad, Balzac, e outros autores de importância.


Em 1940, lançou a Rua dos Cataventos, seu Primeiro livro de poesias. Ao que seguiram Canções (1946), Sapato Florido (1948), O aprendiz de Feiticeiro (1950), Espelho Mágico (1951), Quintanares (1976), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), A Vaca eo Hipogrifo (1977), Prosa e Verso (1978), Baú de Espantos (1986), Preparativos de Viagem (1987), além de varias antologias.

POEMA VIDA: Mário Quintana




Dia do repórter fotográfico..!!!!

Quem é o repórter fotográfico?

O repórter fotográfico surgiu com a fotografia jornalística, e o seu reconhecimento como tal, deu-se ao longo da história que muitos retrataram para a posteridade. Identificar o repórter fotográfico deve passar por alguns critérios técnicos no que se refere ao acto de fotografar, de utilizar o equipamento e de comportar-se diante dos acontecimentos.

Um bom fotógrafo deve saber identificar as imagens que melhor irão informar e de certa forma adaptar-se aos textos. A informação, o entretenimento e um grande poder de indução para o jornal fazem parte das qualificações de uma imagem fotojornalística.

Os fotógrafos de jornais não são ilustradores de eventos, ou simples retratistas, mas profissionais que devem conseguir passar ao leitor uma visão dos factos e acontecimentos, obtidos em segundos através do uso das suas câmaras fotográficas e que certamente irão gerar questões e deixarão perguntas no ar para o leitor. O trabalho do repórter fotográfico é algo muito amplo devendo conter uma produção consciente do que vê, retrata e informa através de fragmentos de luz tornando estes acontecimentos significativos e muitas vezes em dramáticos poemas do quotidiano humano.

Esperar o momento certo do "clic", segundo Pedro Martinelli, não é possível ao repórter de jornal ou revista, pois os mesmos tem prazos a serem cumpridos e os acontecimentos são impregnados de adrenalina, e a antecipação aos acontecimentos para apanhá-los no seu ápice é uma das armas do repórter de imagem. A agenda que podemos entender como a fotografia antecipadamente determinada a ser realizada, não pode ser o limitador da criatividade e da autenticidade da realidade a ser fotografada, mas uma orientação para concentrarmos o nosso objectivo a ser alcançado. Os imprevistos dos acontecimentos pré determinados, muitas vezes geram mais informação que o facto principal.
A atenção a todos os detalhes é fundamental para a obtenção de imagens únicas e significativas. As emoções pessoais não devem ser ignoradas, mas utilizadas como sinais que lhe identificam a hora de apertar o botão. Não pense muito, chamou a atenção, fotografe!

O repórter fotográfico deve ter presente que deve simplesmente usar o lugar, a sua criatividade, o seu equipamento e liberdade para que o momento que se depara à frente da sua câmara, seja registado de forma a que venha a informar de maneira única e real o acontecimento.

Estabelecer uma empatia entre o leitor e a imagem, obriga ao repórter fotográfico um pleno conhecimento do equipamento, muita disciplina para a execução da foto e um bom conhecimento de fotografia.

A luz, o principal elemento da fotografia não deve ser combatido, mas utilizado como o grande aliado na obtenção das imagens. Adaptar-se é o grande segredo do repórter fotográfico, que percebendo as luzes incidentes nos acontecimentos deve posicionar-se de forma a que estas lhe auxiliem na obtenção das fotografias desejadas.

As regras para se actuar como repórter fotográfico consistem particularmente numa postura e atitude do fotógrafo diante dos acontecimentos. Intuição, criatividade e perspicácia serão os ingredientes para a obtenção de boas fotografias jornalísticas e para a criação de um estilo único e particular.

Conhecer os equipamentos que serão utilizados, tais como o perfeito funcionamento de câmaras, objetivas, flashes, as propriedades e finalidades dos filmes que irá utilizar, lhe darão segurança na altura de realizar as fotografias.

A atenção a acção, ao desenrolar dos acontecimentos acompanhados de uma boa intuição e confiança no trabalho que desempenha, também serão os seus aliados na obtenção dos melhores momentos a serem fotografados.

As decisões de chegar antes dos acontecimentos marcados, com a credencial para realizar o seu trabalho e a atitude de ser sempre o último a retirar-se do palco dos acontecimentos, tem rendido a muitos repórteres fotográficos, a possibilidade de obterem imagens únicas e especiais. O facto de adiantar-se no local dos acontecimentos permite sempre um estudo antecipado da iluminação existente, do local onde se desenrolará os factos e permite, ainda, escolher o melhor posicionamento para o desempenho das tarefas agendadas.

Assegurar-se sempre que leva consigo a documentação que o identifica como profissional de imprensa, lhe possibilitará maiores facilidades no desempenho da reportagem fotográfica.

A pressa não combina muitas vezes com o repórter fotográfico. Pressa no sentido de fazer o serviço rapidamente para livrar-se do mesmo. A serenidade no agir, a polidez, a educação, a paciência, o afastamento de conceitos tipo "é impossível", são alguns dos aprimoramentos que a "pessoa" do repórter deve cultivar.

Uma boa fotografia jornalística não tem 'timing' para acontecer, portanto o repórter fotográfico deve despojar-se de horários e vontades de fotografar, pois os acontecimentos são recheados de momentos únicos e irrepetíveis.

A espontaneidade de um assunto a ser fotografado dependerá muitas vezes da empatia estabelecida entre o fotógrafo, o assunto e o ambiente onde o mesmo deverá acontecer. Câmaras, flashes, fotógrafos costumam assustar e a tornarem tensos os protagonistas de muitos acontecimentos, portanto antes de fotografar mova-se pelo ambiente com discrição e tranquilidade, até que a sua presença não desperte muita atenção, começando aí então a realizar seu trabalho.

O facto de ter chegado cedo certamente em situações como esta será de grande ajuda, pois a sua identificação com o ambiente dos acontecimentos será mais fácil e despojada de destaque desnecessário.

A utilização de objectivas luminosas, películas adequadas e o aprimoramento da técnica de fotografar permitiram superar adversidades ocasionadas por iluminação deficiente, iluminação com intensidade diversa, falta de espaço, impossibilidade de aproximar-se ao assunto. Finalmente devemos ter presente que a função do repórter fotográfico é registrar factos, acontecimentos e momentos essenciais para o ser humano, em imagens com o objectivo de informar, de questionar, de esclarecer e gerar opiniões aos leitores de jornais e revistas.

Como tal, o repórter fotográfico deverá dispor de um equipamento no mínimo básico para realizar os seus trabalhos; porém dar conselhos sobre equipamentos fotográficos é delicado e sempre a escolha dependerá de uma decisão pessoal.



in Fotojornalismo: a História, a Prática e a Técnica de Carlos Recuero

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pablo Neruda.....hã?!?!

Pablo Neruda, pseudônimo de Nefatli Ricardo Reyes Basoalto, nasceu a 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile.





Prêmio Nobel de Literatura em 1971, sua poesia transpira em sua primeira fase o romantismo extremo de Walt Whitman.





Marxista e revolucionário, cantou as angústias da Espanha de 1936 e a condição dos povos latino-americanos com seus movimentos libertários. Diplomata, foi cônsul na Espanha de 1934 a 1938, e no México. Desenvolveu uma intensa vida política que culminou com sua indicação à Presidência da República em 1969, à qual ele renuncia em favor de Salvador Allende, que foi eleito no ano seguinte. Morreu em 23 de setembro de 1973 em Santiago do Chile, oito dias após a queda do Governo da Unidade Popular e da morte de Salvador Allende.





OBRAS: "La canción de la fiesta", "Crepusculário", "Veinte poemas de amor y una cancion desesperada", "Tentativa del hombre infinito", "Residencia en la tierra", "Canto General"(seu grande livro), "Odas elementales", "Las uvas y el viento", "Nuevas odas elementales", "Libro tercero de las odas" e o livro de memórias " Confieso que vivi ".







fonte:http://www.nossacasa.net/literatura/default.asp?autor=Pablo%20Neruda&grupo=2