terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pablo Neruda.....hã?!?!

Pablo Neruda, pseudônimo de Nefatli Ricardo Reyes Basoalto, nasceu a 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile.





Prêmio Nobel de Literatura em 1971, sua poesia transpira em sua primeira fase o romantismo extremo de Walt Whitman.





Marxista e revolucionário, cantou as angústias da Espanha de 1936 e a condição dos povos latino-americanos com seus movimentos libertários. Diplomata, foi cônsul na Espanha de 1934 a 1938, e no México. Desenvolveu uma intensa vida política que culminou com sua indicação à Presidência da República em 1969, à qual ele renuncia em favor de Salvador Allende, que foi eleito no ano seguinte. Morreu em 23 de setembro de 1973 em Santiago do Chile, oito dias após a queda do Governo da Unidade Popular e da morte de Salvador Allende.





OBRAS: "La canción de la fiesta", "Crepusculário", "Veinte poemas de amor y una cancion desesperada", "Tentativa del hombre infinito", "Residencia en la tierra", "Canto General"(seu grande livro), "Odas elementales", "Las uvas y el viento", "Nuevas odas elementales", "Libro tercero de las odas" e o livro de memórias " Confieso que vivi ".







fonte:http://www.nossacasa.net/literatura/default.asp?autor=Pablo%20Neruda&grupo=2





2 comentários:

Helaine Giraldeli Balla disse...

Esse é o autor que eu citei na aula qdo a gente estava falando de "metáfora".

No filme "O carteiro e o poeta", (tem o livro na biblioteca) há muitas metáforas como "o seu sorriso é uma borboleta que se espalha no seu rosto".

É a história de amizade entre Neruda e o seu carteiro. Muito legal!

D@N/E(_ disse...

hum prof
É o autor do livrinho que eu peguei tb!!

bjs